Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Setur promove capacitação a voluntários do Mundial Master de Orientação

Publicação:

Imagem da Cascata do Caracol, em Canela, Rio Grande do Sul.
Competidores passarão por atrativos turísticos como a Cascata do Caracol - Foto: Divulgação
Por Anna Magagnin

O Mundial Master de Orientação (WMOC 2014, sigla em inglês) terá a colaboração de alunos de universidades gaúchas. O evento, que está em sua 26ª edição, ocorre pela primeira vez na América Latina e reunirá mais de 1,5 mil atletas de 38 países, entre 35 a 95 anos. O campeonato será realizado no Rio Grande do Sul, entre 1º a 8 de novembro. Nesta segunda e terça-feira, os voluntários estão passando por uma qualificação promovida pela Secretaria Estadual de Turismo, pela Confederação Brasileira de Orientação e pelas secretarias de Turismo das cidades envolvidas na competição. A capacitação ocorrerá em Canela e em Porto Alegre, respectivamente.

"Para os estudantes é oportunidade de atuar num evento mundial, o primeiro deste porte a ser realizado depois da Copa do Mundo no Estado, além de cada vez mais estarmos incutindo na sociedade gaúcha a cultura do voluntariado nos grandes eventos, como está ocorrendo agora e nos próximos megaeventos esportivos que receberemos em 2015 e 2016”, destacou o coordenador do Voluntariado pelo Comitê Gestor da Copa do Estado, órgão da Secretaria do Esporte e Lazer, durante a Copa do Mundo, Paulo Ricardo da Conceição.

"O que me motiva a ser voluntário é a experiência de participar de um evento internacional de grande porte e o intercâmbio que isso gera, uma vez que lá se encontram pessoas de variadas culturas e a oportunidade de praticar o jornalismo em um evento desse porte", explicou Moisés Machado, estudante de jornalismo do Instituto Porto Alegre (IPA).

Capacitação

Os voluntários são alunos do IPA, da Universidade de Caxias do Sul (UCS – filial Canela) e da Casteli Escola Superior de Hotelaria, matriculados em diversos áreas, como Comunicação, Turismo e Educação Física. Além de alimentação e transporte, eles receberão um kit com produtos da competição.

Mais notícias

Sistema Único de Fomentos